SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Ler para ser: a leitura na perspectiva freireanaPaulo Freire e Antonio Gramsci: aportes para pensar a formação de professores como contexto de construção de práxis docentes contra-hegemônicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SAUL, Ana Maria. Ensino e pesquisa na PUC-SP marcam 20 anos de presença/ausência de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.119-133. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8962.

Paulo Freire foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) pelo período de quase duas décadas, desde sua volta do exílio. Quando ele já não estava entre nós, em 1998, a reitoria da PUC-SP criou a Cátedra Paulo Freire, um espaço acadêmico singular para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre e a partir da obra de Paulo Freire. Transcorridos vinte anos de ausência do autor da Pedagogia do Oprimido, é possível afirmar que a sua ausência é presença no mundo, porque o seu pensamento é clássico e atual. Este artigo tem o objetivo de apresentar como a pedagogia freireana segue sendo estudada, pesquisada e reinventada na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. O destaque desse texto é demonstrar a possibilidade de materializar a relação “ensino-pesquisa”, assim como foi compreendida por Paulo Freire, e como uma pesquisa de abrangência nacional analisa o legado e a reinvenção do pensamento desse autor que nos deixou “à moda de quem, saindo, fica.”

Palavras-chave : Paulo Freire; Ensino-Pesquisa; Cátedra Paulo Freire.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )