SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Ensino e pesquisa na PUC-SP marcam 20 anos de presença/ausência de Paulo FreireDa necessidade/atualidade da pedagogia crítica: contributos de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SAUL, Alexandre  e  VOLTAS, Fernanda Quatorze. Paulo Freire e Antonio Gramsci: aportes para pensar a formação de professores como contexto de construção de práxis docentes contra-hegemônicas. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.134-151. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8961.

Neste artigo pretende-se estabelecer pontes entre o pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci, de modo a inferir da obra desses autores o importante papel da educação no processo histórico de transformação social e a necessidade de formação de intelectuais comprometidos com esse propósito. São explorados conceitos freireanos que, em diálogo com a obra gramsciana, demonstram o valor e a atualidade das propostas desses pensadores na superação de desafios contemporâneos da formação docente, em uma perspectiva crítico-emancipatória. O texto afirma o entendimento da escola como um centro de produção cultural estreitamente articulado ao projeto de sociedade que se quer construir e, portanto, como um espaço-tempo do qual as classes populares não podem e não devem prescindir no contexto da disputa hegemônica. Com essa compreensão, é discutida a necessidade de assumir a formação em serviço de professores como um contexto possível de formação de intelectuais transformadores, no qual se constroem conhecimentos significativos, se luta por melhores condições de trabalho e se vive, com ousadia, o desafio cotidiano de desenvolver uma educação com qualidade social.

Palavras-chave : Paulo Freire; Antonimo Gramsci; Formação de Professores; Intelecutais Organânicos; Intelectuais Transformadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )