SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Paulo Freire and Antonio Gramsci: contributions to thinking teacher education as a context of building counterhegemonic teaching praxisThe dialectical materialism of Paulo Freire’s critical pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Da necessidade/atualidade da pedagogia crítica: contributos de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.152-170. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8891.

O presente artigo discute a epistemologia da Pedagogia Crítica realçando a sua origem nos fundamentos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Realça a inerência desta racionalidade pedagógica crítica aos processos de reflexividade; dialogicidade e politicidade, bem como discute a incompatibilidade desta racionalidade em espaços/tempos neoliberais. Conclui afirmando a necessidade/atualidade dos princípios pedagógicos críticos junto às práticas educativas, na perspectiva de movimento de resistência à lógica neoliberal.

Keywords : Pedagogia; Pedagogia Crítica; Paulo Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )