SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Paulo Freire e Antonio Gramsci: aportes para pensar a formação de professores como contexto de construção de práxis docentes contra-hegemônicasThe dialectical materialism of Paulo Freire’s critical pedagogy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Da necessidade/atualidade da pedagogia crítica: contributos de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.152-170. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8891.

O presente artigo discute a epistemologia da Pedagogia Crítica realçando a sua origem nos fundamentos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Realça a inerência desta racionalidade pedagógica crítica aos processos de reflexividade; dialogicidade e politicidade, bem como discute a incompatibilidade desta racionalidade em espaços/tempos neoliberais. Conclui afirmando a necessidade/atualidade dos princípios pedagógicos críticos junto às práticas educativas, na perspectiva de movimento de resistência à lógica neoliberal.

Palavras-chave : Pedagogia; Pedagogia Crítica; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )