SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Da necessidade/atualidade da pedagogia crítica: contributos de Paulo FreireThe relationship of countryside education with the agrarian paradigms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

AU, Wayne. The dialectical materialism of Paulo Freire’s critical pedagogy. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.171-195. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.9814.

É difícil enfatizar a importância de Freire para educadores radicais, progressistas, críticos e que lutam por justiça social nos EUA e em todo o mundo. A popularização de Freire e sua concepção de pedagogia crítica resultaram na recontextualização do trabalho de Freire em uma variedade de cenários. No entanto, apesar de importantes livros sobre a política marxista de Freire, sua concepção marxista de consciência, e o poder de seu legado para professores e ativistas, a popularidade de Freire entre educadores progressistas "respeitáveis" fez com que a natureza marxista de sua pedagogia fosse muitas vezes não dita. Este artigo argumenta que, em sua essência, a concepção de Freire de pedagogia crítica se baseia no materialismo marxista e dialético. Além disso, este trabalho defende a pedagogia crítica de Freire de vários detratores, a maioria dos quais mantém profundos mal-entendidos do materialismo dialético de Freire - e, portanto, propagam críticas profundamente equivocadas de sua pedagogia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )