SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Da necessidade/atualidade da pedagogia crítica: contributos de Paulo FreireA relação da educação do campo com os paradigmas agrários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

AU, Wayne. The dialectical materialism of Paulo Freire’s critical pedagogy. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.171-195. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.9814.

É difícil enfatizar a importância de Freire para educadores radicais, progressistas, críticos e que lutam por justiça social nos EUA e em todo o mundo. A popularização de Freire e sua concepção de pedagogia crítica resultaram na recontextualização do trabalho de Freire em uma variedade de cenários. No entanto, apesar de importantes livros sobre a política marxista de Freire, sua concepção marxista de consciência, e o poder de seu legado para professores e ativistas, a popularidade de Freire entre educadores progressistas "respeitáveis" fez com que a natureza marxista de sua pedagogia fosse muitas vezes não dita. Este artigo argumenta que, em sua essência, a concepção de Freire de pedagogia crítica se baseia no materialismo marxista e dialético. Além disso, este trabalho defende a pedagogia crítica de Freire de vários detratores, a maioria dos quais mantém profundos mal-entendidos do materialismo dialético de Freire - e, portanto, propagam críticas profundamente equivocadas de sua pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )