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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SCHONARDIE, Paulo Alfredo. A relação da educação do campo com os paradigmas agrários. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.196-214. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.5066.

Este artigo tem a educação do campo, que está inserida no grande campo da educação popular, como objeto central. É observada uma relação direta da educação do campo com o campesinato. A educação do campo não acontece de forma independente do contexto social, mas é sim influenciada pelos paradigmas agrários, seja pelo marxista, pelo capitalista da modernização da agricultura ou pela recampesinização. Entender esta relação da educação do campo com os paradigmas agrários torna premente primeiro breves definições de educação do campo, do grande campo da educação popular e do campesinato. Posteriormente são apresentados os paradigmas agrários em sua relação com a educação e sobretudo com a educação do campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Campesinato; Paradigmas Agrários; Educação Popular; Recampesinização.

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