SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2The dialectical materialism of Paulo Freire’s critical pedagogyEntre olhares ao infinito e pensamento matemático: educação, visual e pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SCHONARDIE, Paulo Alfredo. A relação da educação do campo com os paradigmas agrários. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.196-214. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.5066.

Este artigo tem a educação do campo, que está inserida no grande campo da educação popular, como objeto central. É observada uma relação direta da educação do campo com o campesinato. A educação do campo não acontece de forma independente do contexto social, mas é sim influenciada pelos paradigmas agrários, seja pelo marxista, pelo capitalista da modernização da agricultura ou pela recampesinização. Entender esta relação da educação do campo com os paradigmas agrários torna premente primeiro breves definições de educação do campo, do grande campo da educação popular e do campesinato. Posteriormente são apresentados os paradigmas agrários em sua relação com a educação e sobretudo com a educação do campo.

Palavras-chave : Educação do Campo; Campesinato; Paradigmas Agrários; Educação Popular; Recampesinização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )