SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The relationship of countryside education with the agrarian paradigmsWomen and the educational heritage of illiteracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SCHUCK, Cássia Aline  and  FLORES, Cláudia Regina. Entre olhares ao infinito e pensamento matemático: educação, visual e pesquisa. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.215-232. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8210.

Este artigo é um convite para pensar a educação, o visual e a pesquisa com imagens. Partimos de uma perspectiva da visualidade, proveniente da Cultura Visual, para discutir acerca de como afetamos e somos afetados por modos de olhar ao infinito. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa com imagens que sugerem o olhar ao infinito, envolvendo participantes do CAPS-Florianópolis. Foram desenvolvidas quatro oficinas com o objetivo de interagir tanto com modos de olhar ao infinito, quanto com modos de dizer sobre o infinito. Apresentamos aqui alguns fragmentos dessa pesquisa, mostrando a produção de dados e o movimento de cartografar saberes, afetos e olhares. Por fim, salientamos que uma produção de dados entre imagens e visualidades permite problematizar não só o próprio visual, mas as formas de se fazer pesquisa e a própria educação escolar.

Keywords : Visualidade; Afeto; Imagem; Educação Matemática; Cartografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )