SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Entre olhares ao infinito e pensamento matemático: educação, visual e pesquisaInovação e integração das tecnologias digitais na docência universitária: conceitos e relações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MORAES, Marileia Gollo de  e  SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Mulheres e heranças educativas do analfabetismo. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.233-249. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8645.

São recorrentes as constatações de que os índices de analfabetismo retratam a dívida educacional brasileira, pois gerações de diferentes estratos de renda vivenciaram o acesso desigual à escolarização. Assim, historicamente, associa-se analfabetismo com termos que sugerem tratamento, reparos, cura, erradicação. Essa pesquisa coloca em evidência outras dimensões da “dívida educacional”: trata o analfabetismo como herança educativa e traz as mulheres egressas do Programa Mulheres Mil como foco de análise. Estuda o que se sabe dessas mulheres enquanto grupo social participante do Programa, analisando os principais documentos dessa política: Termo de Cooperação (2006), Base Legal (s.d.), Guia Metodológico (s.d.) e Cartilha (2014). Operacionaliza metodologicamente com a análise do discurso foucaultiano a partir das “coisas ditas” pelas mulheres em entrevista narrativa, na direção de constituir um percurso analítico entre as aproximações discursivas em correlação com diferentes campos discursivos. Identifica as implicações sociais, históricas, políticas e culturais que compõem a herança educativa do analfabetismo.

Palavras-chave : Mulheres; Analfabetismo; Análise de Discurso; Heranças Educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )