SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Women and the educational heritage of illiteracyFreirian supports to the continued formation of teachers, report of an experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PRATA-LINHARES, Martha  and  ARRUDA, Rogério Dias de. Inovação e integração das tecnologias digitais na docência universitária: conceitos e relações. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.250-268. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8843.

O objetivo deste artigo é discutir a incorporação das tecnologias digitais nas salas de aula na educação superior. Estudos nacionais e internacionais apontam que, apesar dos altos investimentos das políticas públicas, integrar as tecnologias digitais na docência ainda é uma tarefa difícil. Apresentamos uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de inovação e suas relações com as tecnologias digitais. Trazemos dados de pesquisas para discutir sobre a importância do desenvolvimento profissional docente e das políticas institucionais na educação superior. Citamos e discutimos as falas de docentes mexicanos, espanhóis e brasileiros sobre a integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. O referencial teórico baseia-se principalmente em autores latino-americanos, anglo-saxônicos e espanhóis. O estudo ressalta que promover a inovação e a integração das tecnologias digitais nas práticas de ensino é um processo complexo, pois envolve, entre outros aspectos, os relacionados a questões pessoais e subjetivas, e também institucionais.

Keywords : Educação Superior; Tecnologias de Informação e Comunicação; Prática Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )