SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Mulheres e heranças educativas do analfabetismoAportes freireanos para a formação continuada de professores: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PRATA-LINHARES, Martha  e  ARRUDA, Rogério Dias de. Inovação e integração das tecnologias digitais na docência universitária: conceitos e relações. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.250-268. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8843.

O objetivo deste artigo é discutir a incorporação das tecnologias digitais nas salas de aula na educação superior. Estudos nacionais e internacionais apontam que, apesar dos altos investimentos das políticas públicas, integrar as tecnologias digitais na docência ainda é uma tarefa difícil. Apresentamos uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de inovação e suas relações com as tecnologias digitais. Trazemos dados de pesquisas para discutir sobre a importância do desenvolvimento profissional docente e das políticas institucionais na educação superior. Citamos e discutimos as falas de docentes mexicanos, espanhóis e brasileiros sobre a integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. O referencial teórico baseia-se principalmente em autores latino-americanos, anglo-saxônicos e espanhóis. O estudo ressalta que promover a inovação e a integração das tecnologias digitais nas práticas de ensino é um processo complexo, pois envolve, entre outros aspectos, os relacionados a questões pessoais e subjetivas, e também institucionais.

Palavras-chave : Educação Superior; Tecnologias de Informação e Comunicação; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )