SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3El análisis microgenética como método de investigación en educación en enfoque histórico y cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

VIEIRA, Maria Nilceia Andrade; COCO, Valdete  y  VENTORIM, Silvana. Pesquisa em educação: desafios teórico-metodológicos e contribuições da perspectiva bakhtiniana. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.10-27. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9707.

Este artigo aborda as contribuições da perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana (BAKHTIN, 2009; 2010; 2011; 2013) no desenvolvimento de pesquisas no campo educacional, destacando o percurso de uma pesquisa que tematiza a interlocução entre a avaliação institucional e a formação continuada na Educação Infantil. Pautando-se nas concepções de responsividade, excedente de visão, alteridade e relações dialógicas, o texto focaliza os princípios éticos articulados ao delineamento dos procedimentos metodológicos e à interação com os sujeitos participantes. As discussões apresentadas evidenciam que o aporte bakhtiniano, além de apoiar a trajetória desse processo investigativo em direção aos seus objetivos, constituiu-se como suporte formativo para as próprias questões metodológicas e seus entrelaçamentos com os diferentes movimentos da pesquisa.

Palabras clave : Metodologia; Pesquisa em Educação; Ética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )