SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Investigación en educación: desafíos teórico-metodológicos y contribuciones de la perspectiva bakhtinianaLa contribución de la teoría actor-red para las investigaciones en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

TOMIO, Daniela; SCHROEDER, Edson  y  ADRIANO, Graciele Alice Carvalho. A análise microgenética como método nas pesquisas em educação na abordagem histórico-cultural. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.28-48. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9525.

Na área de Educação, observamos pesquisadores que desenvolvem conhecimentos considerando os processos interativos no ensino e na aprendizagem, a partir da abordagem histórico-cultural como referencial para a investigação de problemas de pesquisa, inspirados principalmente pelo acesso às obras de Vigotski. Nesse contexto, surgem desafios para a proposição de métodos de investigação coerentes com essa abordagem, como a análise microgenética. O que é o método de análise microgenética? Como se constituiu historicamente esse método? Quais são as etapas da análise microgenética? Essas perguntas motivaram a elaboração de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de elucidar fatos que permitam compreender a análise microgenética em termos teórico-metodológicos nas pesquisas em educação, na abordagem histórico-cultural. Além da sistematização de argumentos, destacamos o excerto de uma pesquisa na qual realizamos uma análise microgenética. Com isso, buscamos instigar o debate sobre a pesquisa em Educação na abordagem histórico-cultural, com foco em sua dimensão metodológica.

Palabras clave : Análise Microgenética; Metodologia da Pesquisa; Abordagem Histórico-Cultural; Vigotski.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )