SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3El análisis microgenética como método de investigación en educación en enfoque histórico y culturalEstudios con los cotidianos e las ruedas de conversación: investigación político-poética en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BRANQUINH, Fátima Teresa Braga  y  LACERDA, Fátima Kzam Damaceno de. A contribuição da teoria ator-rede para as pesquisas em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.49-67. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9739.

Este artigo busca discutir, à luz da teoria ator-rede - opção teórico-metodológica do campo da antropologia das ciências e das técnicas baseada na etnografia de objetos -, os limites e as possibilidades de pesquisas, em especial, em educação. Para tal, são apresentadas seis noções chave que orientam a realização de investigações de um modo mais democrático, evidenciando, dessa forma, a indissociabilidade entre escolha epistemológica e escolha política. Considera-se que os procedimentos aqui discutidos também podem trazer contribuições significativas no sentido de redesenhar as fronteiras entre humano e não-humano e de desfazer como absolutas dicotomias como natureza/sociedade, conhecimento científico/conhecimento popular, ciência/arte.

Palabras clave : Rede Sociotécnica; Desierarquização dos Saberes; Antropologia das Ciências e das Técnicas; Social, Não-Humano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )