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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BRANQUINH, Fátima Teresa Braga  e  LACERDA, Fátima Kzam Damaceno de. A contribuição da teoria ator-rede para as pesquisas em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.49-67. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9739.

Este artigo busca discutir, à luz da teoria ator-rede - opção teórico-metodológica do campo da antropologia das ciências e das técnicas baseada na etnografia de objetos -, os limites e as possibilidades de pesquisas, em especial, em educação. Para tal, são apresentadas seis noções chave que orientam a realização de investigações de um modo mais democrático, evidenciando, dessa forma, a indissociabilidade entre escolha epistemológica e escolha política. Considera-se que os procedimentos aqui discutidos também podem trazer contribuições significativas no sentido de redesenhar as fronteiras entre humano e não-humano e de desfazer como absolutas dicotomias como natureza/sociedade, conhecimento científico/conhecimento popular, ciência/arte.

Palavras-chave : Rede Sociotécnica; Desierarquização dos Saberes; Antropologia das Ciências e das Técnicas; Social, Não-Humano.

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