SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3La contribución de la teoría actor-red para las investigaciones en educaciónLa cartografía en el jardín del ahora: consideraciones teórico-metodológicas en una investigación con profesoras de ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

REIS, Graça; GONCALVES, Rafael Marques; RIBEIRO, Tiago  y  RODRIGUES, Allan. Estudos com os cotidianos e as rodas de conversação: pesquisa político-poética em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.68-87. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9748.

Este texto tem como objetivo apresentar as rodas de conversação como espaço de diálogo, de escuta do outro, numa clara tentativa de tirar do lugar a ideia de que a escola é espaço e tempo de repetição. Para isso, traz uma costura de nossas pesquisas que se tecem por meio de uma metodologia político-poética com os cotidianos das escolas. Dessa forma, busca-se desinvisibilizar currículos que já são vivenciados e que podem ser socializados no espaço da roda, ressignificando o termo conversação e desafiando a pensar esse movimento como metodologia de formação. Insiste nessa ideia porque conversar é potência, uma maneira especial de se relacionar com o outro, uma vez que compreende o estar e o pensar juntos, a troca, a polifonia, sem que isso signifique o apagamento da autoria de fala e pensamento de cada sujeito.

Palabras clave : Rodas de Conversação; Pesquisas com os Cotidianos; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )