SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Estudios con los cotidianos e las ruedas de conversación: investigación político-poética en educaciónUn abordaje cartográfico para la infancia: mediación cultural y construcción de sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BARBOSA, Daniela Beraldo. A cartografia no jardim do agora: considerações teórico-metodológicas numa pesquisa com professoras de ciências. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.88-109. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9662.

Este texto é o recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo apresentar a contribuição da cartografia no desenvolvimento da investigação, socializando alguns resultados. O jardim do agora é uma forma metafórica de se referir a área de estudo deste trabalho: o campo da educação. O tema da pesquisa relaciona-se à formação continuada de professoras de ciências que atuam em laboratórios escolares, denominado aqui de flor-tema. No jardim do agora, a pesquisadora carrega a flor-tema em mãos e para seu cultivo segue algumas pistas da cartografia, referencial teórico-metodológico balizador do trabalho. Após a explicitação das pistas que nortearam o desenvolvimento da flor-tema, vemos que a cartografia contribuiu para o acesso ao plano coletivo de forças e à formação do plano comum, dados produzidos nos encontros com as professoras de ciências do município de Uberlândia-MG, as professoras-flores do jardim do agora.

Palabras clave : Cartografia; Formação de Professores; Plano Coletivo de Forças; Plano Comum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )