SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A cartografia no jardim do agora: considerações teórico-metodológicas numa pesquisa com professoras de ciênciasA pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva teórico-metodológica: produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

VIANA, Daniela Cristina; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte  e  VOIGT, Jane Mery Richter. Uma abordagem cartográfica para a infância: mediação cultural e construção de sentidos. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.110-130. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9696.

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi desvelar sentidos construídos a partir da mediação cultural para a infância, tendo como fio condutor a abordagem teórica e metodológica da cartografia. As ações foram realizadas num espaço da educação infantil da rede pública de um município na região norte de Santa Catarina, com crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada por meio de mediações culturais contemplando as linguagens/expressões das artes (dança, música e artes visuais) tendo como base uma Mostra, composta por fotografias de obras e objetos de um artista local, inseridas no acervo de um museu. O processo de pesquisa revelou pistas referentes às construções de sentidos pelas crianças, como: a ampliação da escuta dos sons produzidos de forma individual e coletiva; a identificação das dimensões visuais como curto/comprido, fino/grosso, largo/estreito, vazio/cheio, leve/pesado, volume, e a relação do corpo com o espaço, com outros corpos, com o movimento e com os ritmos musicais.

Palavras-chave : Práticas Educativas; Cartografia; Mediação Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )