SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3A cartographic approach to childhood: cultural mediation and construction of sensesResearch on basic education professionals and public policies for continuing education: relevant dialogues? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PANTALEAO, Edson; CELIO SOBRINHO, Reginaldo  and  GOMES, Nubia Rosetti do Nascimento. A pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva teórico-metodológica: produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.131-146. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9723.

Objetivamos estimular o conhecimento e o debate sobre as contribuições que a pesquisa-ação colaborativo-crítica pode trazer para o desenvolvimento de investigações sobre diferentes temas pertinentes do campo educacional. No cumprimento desse propósito, sistematizamos reflexões sobre essa perspectiva investigativa, referenciando-nos especialmente na teoria da vida cotidiana desenvolvida por Agnes Heller (1977; 1992) e na teoria do conhecimento elaborada por Henri Lefebvre (1968; 1995). Encontramos nesses autores importantes indicativos para compreendermos como a dialética - esfera da vida cotidiana e não cotidiana da vida - se expressa nos modos de realizar a “escola para todos” nos anos recentes. Ademais, fundamentados na perspectiva desses autores no escopo da pesquisa-ação colaborativo-crítica, compreendemos o trabalho investigativo como uma possibilidade de promover processos contínuos de produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto.

Keywords : Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica; Perspectiva Teórico-Metodológica; Pesquisa; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )