SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Un abordaje cartográfico para la infancia: mediación cultural y construcción de sentidosInvestigación con profesionales de educación básica y políticas públicas de formación continuada: diálogos pertinentes? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PANTALEAO, Edson; CELIO SOBRINHO, Reginaldo  y  GOMES, Nubia Rosetti do Nascimento. A pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva teórico-metodológica: produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.131-146. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9723.

Objetivamos estimular o conhecimento e o debate sobre as contribuições que a pesquisa-ação colaborativo-crítica pode trazer para o desenvolvimento de investigações sobre diferentes temas pertinentes do campo educacional. No cumprimento desse propósito, sistematizamos reflexões sobre essa perspectiva investigativa, referenciando-nos especialmente na teoria da vida cotidiana desenvolvida por Agnes Heller (1977; 1992) e na teoria do conhecimento elaborada por Henri Lefebvre (1968; 1995). Encontramos nesses autores importantes indicativos para compreendermos como a dialética - esfera da vida cotidiana e não cotidiana da vida - se expressa nos modos de realizar a “escola para todos” nos anos recentes. Ademais, fundamentados na perspectiva desses autores no escopo da pesquisa-ação colaborativo-crítica, compreendemos o trabalho investigativo como uma possibilidade de promover processos contínuos de produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto.

Palabras clave : Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica; Perspectiva Teórico-Metodológica; Pesquisa; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )