SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3La investita-acción colaborativo-crítica como perspectiva teórico-metodológica: producción de conocimiento y formación-autoformación en contextoEnfoques teórico-metodológicos de investigación en política educacional: de la planificación al metatexto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

NOVAIS, Gercina Santana; NUNES, Silma do Carmo; RIBEIRO, Andréa Porto  y  OLIVEIRA, Cleber Ferreira. Pesquisa com profissionais da educação básica e políticas públicas de formação continuada: diálogos pertinentes?. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.147-167. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9709.

Este texto aborda a adoção da pesquisa qualitativa como Política Pública de Formação Continuada e eixo estruturante das ações, apresentação e análise de resultados de pesquisa com profissionais da educação básica, inspirada na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), utilizando-se das Rodas de Conversa (NASCIMENTO; SILVA, 2009) como espaço de produção e análise de dados, diálogos e elaboração de ações coletivas. Os resultados evidenciaram a importância da pesquisa no processo de formação continuada, na identificação, esclarecimento dos problemas, elaboração de ações coletivas e definição de políticas públicas educacionais. Demonstraram a necessidade de garantir tempo e espaços para a realização da pesquisa como eixo da formação contínua de profissionais da educação, reduzindo o distanciamento entre tradicionais formuladores de políticas públicas educacionais e esses profissionais.

Palabras clave : Pesquisa; Formação Continuada; Rodas de Conversa; Instrumento de Elaboração de Políticas Públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )