SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Research on basic education professionals and public policies for continuing education: relevant dialogues?Ricoeur's hermeneutic in the context of life stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PEREIRA, Ricardo Inocêncio  and  HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa em política educacional: do planejamento ao metatexto. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.168-187. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9732.

Este artigo traz reflexões acerca de uma pesquisa já concluída sobre recontextualizações do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), enquanto política de redesenho curricular. O objetivo do texto é explicar como as opções teóricas e metodológicas levaram ao desenho da pesquisa e como suas imbricações contribuíram desde a fase de planejamento até a comunicação dos resultados. O desenho da pesquisa foi elaborado com base no conceito de recontextualização, no Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação das Políticas. O metatexto foi produzido a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) do corpus, da qual emergiram ações e experiências inovadoras, bem como tensões na atuação da política. O quadro teórico-metodológico contribuiu significativamente para uma análise ampla da política, considerando as recontextualizações que ocorrem do macro ao microcontexto.

Keywords : Ciclo de Políticas; Análise Textual Discursive; Proemi; Recontextualizações; Atuação da Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )