SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Investigación con profesionales de educación básica y políticas públicas de formación continuada: diálogos pertinentes?La hermenéutica Ricœur en el contexto de historias de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PEREIRA, Ricardo Inocêncio  y  HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa em política educacional: do planejamento ao metatexto. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.168-187. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9732.

Este artigo traz reflexões acerca de uma pesquisa já concluída sobre recontextualizações do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), enquanto política de redesenho curricular. O objetivo do texto é explicar como as opções teóricas e metodológicas levaram ao desenho da pesquisa e como suas imbricações contribuíram desde a fase de planejamento até a comunicação dos resultados. O desenho da pesquisa foi elaborado com base no conceito de recontextualização, no Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação das Políticas. O metatexto foi produzido a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) do corpus, da qual emergiram ações e experiências inovadoras, bem como tensões na atuação da política. O quadro teórico-metodológico contribuiu significativamente para uma análise ampla da política, considerando as recontextualizações que ocorrem do macro ao microcontexto.

Palabras clave : Ciclo de Políticas; Análise Textual Discursive; Proemi; Recontextualizações; Atuação da Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )