SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Enfoques teórico-metodológicos de investigación en política educacional: de la planificación al metatextoLa metodología de investigación: metasíntesis cualitativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SANCHES, Roberto  y  CONTE, Elaine. A hermenêutica de Ricœur no contexto das histórias de vida. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.188-202. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9492.

O propósito desse artigo é discutir a problemática do círculo hermenêutico e da interpretação a partir das propostas de Heidegger e Ricoeur, tendo como desafio a análise estruturalista do texto. Trata-se de uma revisão de literatura que focaliza a teoria narrativa de Ricoeur, para lançar luz ao pensamento hermenêutico em conexão com as histórias de vida, como um projeto de si, com vistas a evidenciar um pensar reflexivo, autoformativo e uma racionalidade narrativa. A problemática da relação entre hermenêutica e existência não pode dar-se fora do contexto, pois o texto é via e condição de acesso à interpretação e à compreensão da vida humana.

Palabras clave : Círculo Hermenêutico; Projeto; Histórias de Vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )