SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A hermenêutica de Ricœur no contexto das histórias de vidaPeba: a arte e a pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ALENCAR, Edvonete Souza de  e  ALMOULOUD, Saddo Ag. A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.204-220. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9731.

A metassíntese qualitativa é uma das modalidades de pesquisa bibliográfica que executam revisões sistemáticas, sendo importante para a busca e definição de alguns aspectos da área de investigação. Identifica as possíveis melhorias que podem ser efetuadas nas teorias, nas metodologias e nas tendências de investigação, observando ainda quais aspectos necessitam ser abordados e aprofundados. O artigo contém a definição do que é metassíntese qualitativa, mencionada por autores como Vosgerau e Romanowski, Romanowski e Ens, Fiorentini, Maranhão e Manrique e Matheus. Aborda os seus benefícios, evidenciando os aspectos positivos para sua realização, assim como suas limitações. Portanto, apresenta como essa metodologia de pesquisa pode ser realizada, mostrando algumas etapas citadas por Matheus. Propõe ainda reflexões, trazendo como algumas investigações implementaram suas investigações usando essa metodologia de pesquisa.

Palavras-chave : Metodologia; Pesquisa; Metassíntese Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )