SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3La metodología de investigación: metasíntesis cualitativaNaraciones escritas: qué 'narram' las formandas de pedagogía sobre sus aprendizajes acerca de las infancia durante la graduación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CARVALHO, Carla  y  IMMIANOVSKY, Charles. Peba: a arte e a pesquisa em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.221-236. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729.

Este artigo tem como temática central a perspectiva metodológica conhecida como Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). Contextualiza-se a PEBA no campo da pesquisa e da pesquisa em Educação, apresentam-se os aspectos epistemológico-metodológicos que a caracterizam (HERNÁNDEZ, 2013; DIAS, 2013; IRWIN, 2013a; OLIVEIRA, 2013; BARONE; EISNER, 2006) e as implicações dessa perspectiva para pesquisa na área da Educação. Ainda, o texto aprofunda a temática ao abordar a A/r/tografia, um dos métodos da PEBA. Quanto à A/r/tografia, localizam-se os pontos de referência dos estudos no âmbito internacional e nacional, seu campo epistemológico e metodológico e as implicações da prática a/r/tográfica no contexto da PEBA (DIAS, 2013; IRWIN, 2013a, 2013b; HERNÁNDEZ, 2013; OLIVEIRA, 2013; TOURINHO, 2013a, 2013b). Além de fornecer subsídio teórico para a compreensão das características e das implicações dessa metodologia para a pesquisa em educação, este trabalho demonstra que a PEBA tem atraído o olhar de estudiosos interessados em novas metodologias de pesquisa e, se desenvolvido principalmente por meio da A/r/tografia, é um dos métodos da PEBA já sistematizados.

Palabras clave : Pesquisa; Educação; PEBA; A/r/tografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )