SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativaNarrativas escritas: o que ‘narram’ as formandas de pedagogia sobre suas aprendizagens acerca das infâncias durante a graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CARVALHO, Carla  e  IMMIANOVSKY, Charles. Peba: a arte e a pesquisa em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.221-236. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729.

Este artigo tem como temática central a perspectiva metodológica conhecida como Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). Contextualiza-se a PEBA no campo da pesquisa e da pesquisa em Educação, apresentam-se os aspectos epistemológico-metodológicos que a caracterizam (HERNÁNDEZ, 2013; DIAS, 2013; IRWIN, 2013a; OLIVEIRA, 2013; BARONE; EISNER, 2006) e as implicações dessa perspectiva para pesquisa na área da Educação. Ainda, o texto aprofunda a temática ao abordar a A/r/tografia, um dos métodos da PEBA. Quanto à A/r/tografia, localizam-se os pontos de referência dos estudos no âmbito internacional e nacional, seu campo epistemológico e metodológico e as implicações da prática a/r/tográfica no contexto da PEBA (DIAS, 2013; IRWIN, 2013a, 2013b; HERNÁNDEZ, 2013; OLIVEIRA, 2013; TOURINHO, 2013a, 2013b). Além de fornecer subsídio teórico para a compreensão das características e das implicações dessa metodologia para a pesquisa em educação, este trabalho demonstra que a PEBA tem atraído o olhar de estudiosos interessados em novas metodologias de pesquisa e, se desenvolvido principalmente por meio da A/r/tografia, é um dos métodos da PEBA já sistematizados.

Palavras-chave : Pesquisa; Educação; PEBA; A/r/tografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )