SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Peba: el arte y la investigación en educaciónLos protocolos de lectura como soporte teórico-metodológico para el análisis en la historia de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

LIMA, Samantha Dias de. Narrativas escritas: o que ‘narram’ as formandas de pedagogia sobre suas aprendizagens acerca das infâncias durante a graduação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.237-255. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9728.

O presente artigo traz reflexões teóricas e analíticas acerca da metodologia das narrativas escritas como um potente recurso na pesquisa/formação de professores, sendo ao mesmo tempo um recurso investigativo e formativo. As narrativas foram desenvolvidas durante uma pesquisa de doutoramento que investigou como se dá a formação inicial para o/a pedagogo/a que irá trabalhar na Educação Infantil e quais aprendizagens a Pedagogia possibilita para essa docência. O estudo foi concluído (2015) e contou com a participação de nove acadêmicas do último semestre do curso de Pedagogia de um instituto de educação da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS/Brasil) que narraram suas aprendizagens acerca das infâncias ao longo da formação inicial. A pesquisa apontou uma invisibilidade acerca de um entendimento ampliado das infâncias (considerando um viés sociológico), corroborando a utilização da metodologia das narrativas escritas nas pesquisas em educação.

Palabras clave : Narrativas Escritas; Formação de Professores; Pedagogia; Infâncias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )