SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Narrativas escritas: o que ‘narram’ as formandas de pedagogia sobre suas aprendizagens acerca das infâncias durante a graduaçãoA atividade orientadora de ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SA, Elizabeth Figueiredo de; ALBUQUERQUE, Dálete Cristiane Silva Heitor de  e  QUINTERO, Sara Evelin Urrea. Os protocolos de leitura como suporte teórico-metodológico para análise na história da educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.256-278. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9496.

O presente artigo pretende perceber como os protocolos de leitura, instituídos por Chartier (2001), podem auxiliar a análise de escritos voltados para a área da educação (institucional ou não). Os suportes escolhidos para análise foram: o periódico feminino Jornal das Moças e o manual escolar da Escuela Nueva na Colômbia. O referencial teórico sustenta-se nas categorias de análise, protocolos de leitura e representações, propostos por Roger Chartier. Os resultados demonstram que a utilização dos protocolos de leitura como ferramentas metodológicas da História da Leitura constroem pontes para a escrita da História da Educação, ampliando a perspectiva não só sobre a utilização de diversas fontes, mas também sobre novas perguntas e metodologias neste campo.

Palavras-chave : Protocolos de Leitura; Manual Escolar; Revista Feminina, Representações Sociais; História da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )