SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Os protocolos de leitura como suporte teórico-metodológico para análise na história da educaçãoAspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PANOSSIAN, Maria Lucia et al. A atividade orientadora de ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.279-298. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9765.

O objetivo deste artigo é analisar a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) no desenvolvimento de pesquisas em espaços formativos que tiveram como foco o professor que ensina matemática. Foram selecionadas quatorze pesquisas desenvolvidas no período de 2007 a 2016, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica. O texto discute o conceito de AOE, seus elementos e os fundamentos teóricos que o sustentam buscando reconhecer sua presença na metodologia das pesquisas analisadas no processo de produção e análise de dados. As análises revelam que ainda que todas as pesquisas foram sido realizadas em espaços formativos onde estiveram vigentes os princípios da AOE, e que em algumas delas os espaços foram intencionalmente organizados para a produção dos dados. Além disso, identificaram-se pesquisas em que os elementos da AOE fundamentaram os processos de análise ou de forma mais específica possibilitaram a construção de categorias ou unidades de análise dos dados da pesquisa.

Palavras-chave : Atividade Orientadora de Ensino; Professores que ensinam Matemática; Metodologia de Pesquisa; Teoria histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )