SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3State of knowledge as a critical perspective for research in education: "education and technologies" in questionConstruction of emancipation indicators in qualitative research methodology in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FOLETTO, Denize da Silveira  and  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O estado da arte sobre a formação de pesquisadores no espaço grupal. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.339-358. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9505.

Este artigo apresenta um mapeamento de produções científicas brasileiras e estrangeiras sobre a temática formação de pesquisadores no espaço grupal. Faz parte de uma pesquisa realizada em uma universidade federal do interior do RS, Brasil. A metodologia possui afinidades com a pesquisa qualitativa, de tipo Estado da Arte, sugerindo um mapeamento temático. Foram analisados trabalhos das reuniões da ANPED nacional e dos encontros do ENDIPE, bem como dissertações e teses do contexto da RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior e trabalhos do portal de Periódicos CAPES/MEC, na base de dados Web of Science. Com base na Análise do Conteúdo (BARDIN, 1977), foi possível agrupar categorias temáticas referenciais que são comumente discutidas nos trabalhos analisados: Concepção de grupo, Formação de pesquisadores e Relação entre docência e pesquisa. Com este trabalho percebeu-se a necessidade de se explorar ainda mais a temática da formação de pesquisadores, em especial no contexto grupal, evidenciando quais fatores colaboram para que os sujeitos desenvolvam a capacidade de tornarem-se pesquisadores multiplicadores e competentes.

Keywords : Formação de Pesquisadores; Estado da Arte; Docência Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )