SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: “educação e tecnologias” em questãoA construção de indicadores de emancipação na metodologia de pesquisa qualitativa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FOLETTO, Denize da Silveira  e  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O estado da arte sobre a formação de pesquisadores no espaço grupal. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.339-358. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9505.

Este artigo apresenta um mapeamento de produções científicas brasileiras e estrangeiras sobre a temática formação de pesquisadores no espaço grupal. Faz parte de uma pesquisa realizada em uma universidade federal do interior do RS, Brasil. A metodologia possui afinidades com a pesquisa qualitativa, de tipo Estado da Arte, sugerindo um mapeamento temático. Foram analisados trabalhos das reuniões da ANPED nacional e dos encontros do ENDIPE, bem como dissertações e teses do contexto da RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior e trabalhos do portal de Periódicos CAPES/MEC, na base de dados Web of Science. Com base na Análise do Conteúdo (BARDIN, 1977), foi possível agrupar categorias temáticas referenciais que são comumente discutidas nos trabalhos analisados: Concepção de grupo, Formação de pesquisadores e Relação entre docência e pesquisa. Com este trabalho percebeu-se a necessidade de se explorar ainda mais a temática da formação de pesquisadores, em especial no contexto grupal, evidenciando quais fatores colaboram para que os sujeitos desenvolvam a capacidade de tornarem-se pesquisadores multiplicadores e competentes.

Palavras-chave : Formação de Pesquisadores; Estado da Arte; Docência Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )