SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Situación actual de la formación de investigadores en espacio de grupoLa filosofía en la enseñanza de segundo grado: de la institución de la asignatura al desafío de la experiencia educativa en el material didáctico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ADAMS, Telmo  y  GASPARONI, Caroline Lisian. A construção de indicadores de emancipação na metodologia de pesquisa qualitativa em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.359-376. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.7905.

O artigo, resultante de uma pesquisa no campo da Educação Não Escolar, narra o caminho metodológico percorrido na elaboração de indicadores qualitativos de emancipação, que orientaram a análise da experiência de educação profissionalizante realizada por uma ONG com jovens de periferia urbana. Reflete-se sobre questões relativas à pesquisa qualitativa em educação, com base no método da fenomenologia existencial, a partir das contribuições de Merleau-Ponty e Paulo Freire. A operacionalização metodológica viabilizou-se por meio da observação participante, análise documental, entrevistas individuais e interações coletivas. Conclui-se que, a partir da relação entre teoria e campo empírico, a construção de indicadores de emancipação possibilitou um processo interpretativo que contribuiu efetivamente na compreensão do fenômeno estudado, constituindo-se um instrumento válido para a pesquisa qualitativa em educação.

Palabras clave : Pesquisa Qualitativa; Indicadores de Emancipação; Metodologia de Pesquisa; Organizações não Governamentais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )