SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3La construcción de indicadores de emancipación em la metodología de investigación cualitativa en educaciónIdentidad del profesor: una reconceptualización basada en el referencial del empoderamiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PALHANO, Tânia Rodrigues  y  BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. A filosofia no ensino médio: da instituição da disciplina ao desafio da experiência educativa no material didático. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.377-395. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9187.

A partir de 2008, com a instituição do Ensino de Filosofia como disciplina no Ensino Médio, são suscitadas questões acerca dos materiais didáticos que envolvem discussões sobre a forma de organização dos conteúdos. O presente estudo analisa a legislação que incide na obrigatoriedade do ensino de filosofia no Ensino Médio, relacionando-a à prática desta atividade no Estado da Paraíba. O objetivo é investigar os materiais didáticos de filosofia, situando-os no contexto de uma educação voltada para a formação profissional ou o ingresso no ensino superior. A metodologia consiste na investigação sobre a legislação; na experiência filosófica no contexto escolar, a partir do conceito de experiência na educação em Dewey; e na análise dos materiais didáticos de filosofia no Ensino Médio no Estado da Paraíba. A instituição da Filosofia, convertida em conhecimento escolar, visando uma educação crítica, libertadora e criadora, deve possibilitar ao estudante a autonomia de pensar e agir.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Legislação Educacional; Prática Educativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )