SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3La filosofía en la enseñanza de segundo grado: de la institución de la asignatura al desafío de la experiencia educativa en el material didácticoPedagogía de lo sensible: subjetividades encarnadas en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BARBOSA, Manuel Gonçalves. Identidade do professor: uma reconceitualização com base no referencial do empoderamento. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.396-417. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.8310.

A mera transmissão de conteúdos disciplinares, durante muito tempo porto de abrigo e sinal distintivo do professor, tornou-se problemática e uma via de sentido estreito para definir a identidade desse profissional, especialmente numa altura em que se exige cada vez mais da escola participação ativa no empoderamento dos alunos. É nesse panorama de fundo que se coloca, com alguma premência, a questão da necessária reconceitualização da imagem de marca do professor, e não só por questões de visibilidade e de reconhecimento junto da opinião pública e da comunidade educativa, mas sobretudo porque essa imagem renovada é essencial à definição de um quadro de referência que proporcione modos de ser e fazer a profissão face aos desafios educativos que hoje assediam a escola. O presente texto tem como ponto de amarração essas questões, analisa-as em profundidade à luz de tendências recentes e propõe, de modo inovador, uma nova gramática de ser professor na escola socioeducativa dos nossos dias, mobilizando, para o efeito, o referencial do empoderamento.

Palabras clave : Professor; Identidade; Empoderamento; Reconceitualização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )