SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Education of ethnic-racial relations in teaching training: a freirean look at the pedagogy courseBreaking the amarras of silence and doctrine: freirean thinking as antidote to curricular colonization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FIGUEIREDO, José Wnilson  and  FRANTZ, Walter. (Re) construir a escola e a sociedade a partir da epistemologia de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.39-52. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8936.

O presente artigo almeja entabular uma conversa acerca da atualidade da teoria e da prática de Paulo Freire para a edificação de outra Escola e de outra sociedade, ancoradas na cooperação entre os seres humanos. Para tanto, nos apoiamos nas categorias da ética e do diálogo, inclusas na epistemologia freireana, como alicerces para a (re) construção de possíveis sendas com vistas à emersão de uma educação pautada na pessoa como um ser aberto à comunidade e ao outro, cujo objetivo primeiro seja a implantação de uma civilização fundada em uma razão solidária em substituição à atual hegemonia da razão neoliberal competitiva.

Keywords : Educação; Diálogo; Ética; Razão Neoliberal; Cooperação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )