SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Educación de relaciones étnico-raciales en la formación docente: uma mirada de freire para el curso pedagogíaRomper las cadenas silencio y adoctrinamiento: el pensamiento de freire como antídoto contra la solución de plan de estudios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FIGUEIREDO, José Wnilson  y  FRANTZ, Walter. (Re) construir a escola e a sociedade a partir da epistemologia de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.39-52. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8936.

O presente artigo almeja entabular uma conversa acerca da atualidade da teoria e da prática de Paulo Freire para a edificação de outra Escola e de outra sociedade, ancoradas na cooperação entre os seres humanos. Para tanto, nos apoiamos nas categorias da ética e do diálogo, inclusas na epistemologia freireana, como alicerces para a (re) construção de possíveis sendas com vistas à emersão de uma educação pautada na pessoa como um ser aberto à comunidade e ao outro, cujo objetivo primeiro seja a implantação de uma civilização fundada em uma razão solidária em substituição à atual hegemonia da razão neoliberal competitiva.

Palabras clave : Educação; Diálogo; Ética; Razão Neoliberal; Cooperação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )