SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1A educação das relações étnico-raciais na formação docente: um olhar freireano para o curso de pedagogiaRomper as amarras do silêncio e da doutrinação: o pensamento freireano como antídoto à colonização curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FIGUEIREDO, José Wnilson  e  FRANTZ, Walter. (Re) construir a escola e a sociedade a partir da epistemologia de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.39-52. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8936.

O presente artigo almeja entabular uma conversa acerca da atualidade da teoria e da prática de Paulo Freire para a edificação de outra Escola e de outra sociedade, ancoradas na cooperação entre os seres humanos. Para tanto, nos apoiamos nas categorias da ética e do diálogo, inclusas na epistemologia freireana, como alicerces para a (re) construção de possíveis sendas com vistas à emersão de uma educação pautada na pessoa como um ser aberto à comunidade e ao outro, cujo objetivo primeiro seja a implantação de uma civilização fundada em uma razão solidária em substituição à atual hegemonia da razão neoliberal competitiva.

Palavras-chave : Educação; Diálogo; Ética; Razão Neoliberal; Cooperação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )