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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SILVA, Neomar Lacerda da  e  COUTO, Maria Elizabete Souza. O pensamento pedagógico de Paulo Freire e o ensino de matemática na educação de jovens e adultos. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.66-86. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8974.

Este trabalho tem como objetivo analisar como os pressupostos freireanos estão presentes na prática pedagógica de professores de Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Para a produção dos dados utilizamos da análise da proposta, da observação da prática pedagógica de dois professores e do grupo focal, numa investigação qualitativa. Na proposta, os pressupostos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. A prática (aula) foi organizada com uma temática, iniciando com a oralidade, mobilização dos conhecimentos dos alunos, leitura da realidade e aproximação no estudo dos objetos matemáticos, o que reitera as percepções dos professores captadas no grupo focal, tendo nos pressupostos os elementos para a construção do conhecimento matemático.

Palavras-chave : Pressupostos Freireanos; Ensino de Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica.

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