SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1The pedagogical thought of Paulo Freire and the teaching of mathematics in education of youth and adultsAcademic discussion about the system of evaluation called sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PALUDO, Conceição  and  TADDE, Paulo Eduardo Dias. Fundamentos da educação: ontologia e epistemologia em Marx e Freire. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.87-102. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9051.

Utilizando a pesquisa bibliográfica, o objeto deste trabalho é analisar as diferenças e aproximações na Ontologia e na Epistemologia e Teoria do Conhecimento entre Marx e Freire. Para atender o proposto, parte-se da formação do ser social e do conhecimento, nas perspectivas da emancipação e libertação. A análise é desenvolvida através dos conceitos de cultura e trabalho, na ontologia; e de problematização e contradição, na epistemologia. O entendimento é que o aprofundamento do proposto é fundamental para os processos de formação humana emancipadores e libertadores.

Keywords : Ontologia; Epistemologia; Problematização e Contradição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )