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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PALUDO, Conceição  y  TADDE, Paulo Eduardo Dias. Fundamentos da educação: ontologia e epistemologia em Marx e Freire. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.87-102. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9051.

Utilizando a pesquisa bibliográfica, o objeto deste trabalho é analisar as diferenças e aproximações na Ontologia e na Epistemologia e Teoria do Conhecimento entre Marx e Freire. Para atender o proposto, parte-se da formação do ser social e do conhecimento, nas perspectivas da emancipação e libertação. A análise é desenvolvida através dos conceitos de cultura e trabalho, na ontologia; e de problematização e contradição, na epistemologia. O entendimento é que o aprofundamento do proposto é fundamental para os processos de formação humana emancipadores e libertadores.

Palabras clave : Ontologia; Epistemologia; Problematização e Contradição.

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