SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Fundamentos da educação: ontologia e epistemologia em Marx e FreireA contribuição da “pedagogia da autonomia” no ensino-aprendizagem em geografia para a educação de jovens e adultos (EJA): uma possibilidade de formação cidadã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

HOJAS, Viviani Fernanda  e  BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Debate acadêmico em torno do sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.103-117. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9582.

Neste artigo apresentamos uma revisão sistemática de pesquisa desenvolvida com base em dissertações de mestrado e teses de doutorado que tiveram como foco de estudo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). A localização dessas produções acadêmicas foi feita mediante consulta aos bancos digitais dos principais Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades paulistas. A revisão sistemática incluiu um total de dezoito pesquisas, que foram lidas na íntegra com o objetivo de apreender as principais discussões acadêmicas suscitadas com a introdução e realização do SARESP nas escolas. Para a maioria dos autores dos trabalhos acadêmicos analisados, se forem corrigidas as deficiências no desenvolvimento do sistema de avaliação paulista e se os seus resultados forem devidamente utilizados, essa avaliação pode se constituir em um instrumento desencadeador de melhorias na qualidade do ensino oferecido nas escolas.

Palavras-chave : Política Educacional; SARESP; Sistema de Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )