SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Debate acadêmico em torno do sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp)Terapia ocupacional e pedagogia Paulo Freire: configurações do encontro na produção científica nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MALAVSKI, Paula Dagnone. A contribuição da “pedagogia da autonomia” no ensino-aprendizagem em geografia para a educação de jovens e adultos (EJA): uma possibilidade de formação cidadã. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.118-131. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8927.

O objetivo desse artigo é apresentar a contribuição da obra “Pedagogia da Autonomia” do educador Paulo Freire para uma práxis em Geografia Escolar, sob sua perspectiva crítica. Um estudo de caso realizado por nós realizado com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, localizada em um bairro popular da cidade de Salvador (BA), cidade a qual passa por um amplo processo de reestruturação de políticas urbanas, a pedagogia dialógica freiriana embasou uma prática do ensino-aprendizagem em Geografia para esse público. Os resultados da pesquisa puderam revelar que a construção coletiva entre educadores e educandos de conceitos importantes da Geografia Escolar, como paisagem, espaço, território e lugar, a partir da experiência da vida cotidiana, apresentam-se como possibilidades para uma educação contextualizada e crítica, assim como de uma formação cidadã.

Palavras-chave : Geografia Escolar; Geografia Crítica; Pedagogia Dialógica; Formação Cidadã.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )