SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1The contribution of the "pedagogy of autonomy" in teaching and learning geography for the Education of Young and Adults: a possibility of citizenship educationThe education according to Paulo Freire: from participation to liberation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

GONTIJO, Daniela Tavares  and  SANTIAGO, Maria Eliete. Terapia ocupacional e pedagogia Paulo Freire: configurações do encontro na produção científica nacional. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.132-148. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11667.

A Terapia Ocupacional objetiva que as pessoas e grupos sociais tenham a oportunidade de se envolverem nas ocupações desejadas e/ou necessárias para a sua saúde, bem estar e inclusão social. Objetivou-se compreender como as concepções de Paulo Freire tem se relacionado com a Terapia Ocupacional no contexto brasileiro. Revisão integrativa da literatura que analisou tematicamente 37 artigos publicados de 2000 a 2016, que citaram pelo menos uma obra do educador como referência bibliográfica. Observa-se, temporalmente, aumento progressivo das citações, sendo Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como prática da Liberdade as obras mais citadas. Estas são utilizadas como referencial teórico, metodológico ou ambos, com destaque para os constructos diálogo, problematização, reflexão crítica e conscientização na perspectiva da Terapia Ocupacional enquanto promotora de um processo educativo libertador. Conclui-se aproximação crescente e vigorosa da Terapia Ocupacional com a Pedagogia Paulo Freire na busca de perspectivas mais críticas para compreender a profissão e sua relação com os sujeitos e grupos sociais.

Keywords : Terapia Ocupacional; Pedagogia Paulo Freire; Revisão Integrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )