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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

AGOSTINI, Nilo  y  SILVEIRA, Carlos Roberto da. A educação segundo Paulo Freire: da participação à libertação. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.149-164. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.10602.

O presente estudo investiga a educação segundo Paulo Freire no binômio educação e participação, bem como educação e libertação, a partir das suas publicações Educação como prática da liberdade, Pedagogia do Oprimido e Conscientização: Teoria e prática da libertação, alicerces de seu pensamento, igualmente tendo em conta estudos sobre a sua obra e outros escritos seus. O analfabetismo desafia-o a buscar uma nova pedagogia, em meio a receituários tradicionais. Ele abre caminhos para a educação ora como prática da liberdade, ora como ação libertadora. Eixo central de suas concepções, a conscientização apresenta-se, por sua vez, como práxis, processo de ação e reflexão da mulher e do homem na história, no despertar de sua consciência crítica, na afirmação humana como sujeitos comprometidos com a transformação desta mesma história.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação; Liberdade; Conscientização.

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