SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1El pensamiento político educativo de Antonio Gramsci antes de los cuadernos de la cárcelSignificados y sentidos de una profesora de educación fundamental sobre la formación docente: desvelando procesos constitutivos a partir de los núcleos de significación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

REYES RAMIREZ, Olga Lucía. Crianças indígenas na cidade: análise do estado da arte das investigações realizadas na Colômbia entre 2005 e 2017. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.214-229. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11303.

O artigo faz parte da tese de doutorado da autora. A tese indaga sobre as formas de existência da infância indígena na cidade e nos cenários que surgiram para sua educação e cuidado. Assim, o presente artigo analisa a produção de artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e produções elaboradas por grupos de investigação na Colômbia, que abordam o campo temático mencionado. As fontes foram localizadas mediante buscadores acadêmicos. Os textos identificados foram analisados com ênfase na abordagem temática, no marco teórico, na metodologia e nos achados da pesquisa. Na análise, conclui-se que a temática é pouco explorada, sendo a antropologia e a educação os campos disciplinares mais interessados. Evidencia-se a necessidade de mudança no entendimento sobre o que é ser menino e menina, bem como a resignificação da ideia de indígenas na cidade como vítima, para poder apreciá-los na qualidade de ator e gestor das suas próprias histórias.

Palabras clave : Estado da Arte; Crianças Indígenas; Educação; Cidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )