SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1O pensamento político educacional de Antonio Gramsci antes dos cadernos do cárcereSignificados e sentidos de uma professora da educação básica sobre a formação docente: desvelando processos constitutivos a partir dos núcleos de significação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

REYES RAMIREZ, Olga Lucía. Crianças indígenas na cidade: análise do estado da arte das investigações realizadas na Colômbia entre 2005 e 2017. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.214-229. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11303.

O artigo faz parte da tese de doutorado da autora. A tese indaga sobre as formas de existência da infância indígena na cidade e nos cenários que surgiram para sua educação e cuidado. Assim, o presente artigo analisa a produção de artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e produções elaboradas por grupos de investigação na Colômbia, que abordam o campo temático mencionado. As fontes foram localizadas mediante buscadores acadêmicos. Os textos identificados foram analisados com ênfase na abordagem temática, no marco teórico, na metodologia e nos achados da pesquisa. Na análise, conclui-se que a temática é pouco explorada, sendo a antropologia e a educação os campos disciplinares mais interessados. Evidencia-se a necessidade de mudança no entendimento sobre o que é ser menino e menina, bem como a resignificação da ideia de indígenas na cidade como vítima, para poder apreciá-los na qualidade de ator e gestor das suas próprias histórias.

Palavras-chave : Estado da Arte; Crianças Indígenas; Educação; Cidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )