SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Niños y niñas indígenas en la ciudad: análisis del estado del arte de las investigaciones realizadas en Colombia entre 2005 y 2017. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FALCAO, Giovana Maria Belém  y  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Significados e sentidos de uma professora da educação básica sobre a formação docente: desvelando processos constitutivos a partir dos núcleos de significação. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.230-244. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9503.

Ser professor é processo que se constitui ao longo de um tempo, acontecendo de modo permanente. Este escrito objetiva discutir significados e sentidos do processo formativo de uma professora da Educação Básica participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Recorte de uma investigação mais ampla sobre o tema (FALCÃO, 2017), o estudo busca apoio teórico na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e em autores como Nóvoa, Gatti e Garcia. A investigação, de natureza qualitativa, realizou a análise dos dados por meio dos núcleos de significação. A análise desvelou aspectos importantes sobre o processo formativo da entrevistada, revelando muito sobre a professora que hoje é, e para além do âmbito individual permitiu entender diversos aspectos da formação docente no Brasil, denunciando fragilidades, limites e permitindo vislumbrar possibilidades concretas de formação que promovam o desenvolvimento dos professores em seu sentido mais amplo.

Palabras clave : Formação de Professores; Significados e Sentidos; Núcleos de Significação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )