SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2El procedimiento formativo del sujeto: gobernamentalidad y modos de subjetivación como procedimiento de singularización a partir del cuidado de sí índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ANDRADE-MOLINA, Melissa. Discursos dominantes da Ocde do Low-Performer e Produção de Sujeitos. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.9-26.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11731..

Este artigo visa problematizar os discursos dominantes em torno da imagem da OCDE do low-performer. As “verdades-assumidas” que são construídas à partir da suposição de que um acúmulo de fatores de risco, nos estudantes, representaria uma ameaça ao crescimento econômico de um país são desconstruídos e mapeados. Desta leitura, o low-performer é concebido como uma criança necessitada de salvação, cheia de desvantagens que devem ser superadas. Baseando-se no nonsense Deleuziano, a análise joga com outros tipos de correlações para concluir que o low-performer é uma fabricação para a produção do underachiever—o aluno com baixo desempenho.

Palabras clave : Low-performer; Fatores de risco; OECD; Ameaça; Crescimento econômico; Nonsense.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )